Arte-Kitsch-Net
As imagens fotográficas, desde a infância da sociedade industrial, têm desempenhado um papel importante na organização da vida mental e afetiva de milhões de pessoas. Elas sempre tiveram o papel de eternizar, simbolizando a ausência dos mortos e de tudo aquilo que não existe mais. Isso já foi estudado por Walter Benjamin (Pequena história da fotografia), Vilem Flusser (Filosofia da Caixa Preta) e Regis Debray (Vida e Morte da Imagem), textos básicos para se entender o poder simbólico das imagens fotográficas, sonorizadas, em animação e 3D. Desde ontem, a alegria da modernidade emanava das fotos solenes adornando os álbuns de família, fotos mitológicas dos cartazes de cinema, capas de revistas, rótulos dos objetos de consumo e calendários fixados nas paredes. Mas existe – evidentemente – uma gradação, no que se refere à qualidade do trabalho fotográfico, como produtos de consumo na cultura de massa, conforme aponta Umberto Eco, nos estudos do Kitsch (como arte de banheiro / "l'art du bonheur" / “arte da felicidade”). Os velhos biscuis, os antigos pinguins como os atuais broches magnéticos pregados na geladeira fazem parte das modestas manifestações estéticas cotidianas, para além do gosto dos apocalípticos e integrados. Entre nós fico pensando nos trabalhos de Gustavo Moura, Ricardo Peixoto, João Lobo e Lilia Tandaya, além de vários outros artistas-profissionais sensíveis concedendo luzes poéticas na ambiência estética da Paraíba. Atualmente, quase todos os dias, recebemos, através dos correios eletrônicos, as mensagens fotográficas musicadas, os pps, “pacotes por segundo”, que podem causar um breve deleite ou muita irritação. Podem animar o cotidiano da vida digital ou provocar danos irreparáveis no computador, quando acompanhadas de vírus informático. Positivamente, aprecio os pps como mensagens de motivação e auto-estima; mas podem também ser vetores de significação piegas, cafona, melodramática. Fico pensando no que diriam a respeito os professores-especialistas em fotografia Saint-Clair, Bertrand Lira, Derval Golzio sobre essa nova “arte-imaginal”, que tem causado controvérsias no debate público. Numa palavra, eu diria que os pps são espécies de viralidades inteligentes que, dependendo da educação estética e das estratégias poéticas dos remetentes, assim como, da paciência e curiosidade dos e-leitores-cidadãos-internautas, podem animar o cotidiano da nossa comunicação numérica. Como as expressões minimalistas dos vídeos postados no YouTube e da “Morphing Arte” (arte da metamorfose), em que assistimos à desmontagem e remontagem digitais das celebridades e figurinhas carimbadas na sociedade do espetáculo. E o mais interessante é que voce pode fazer tudo isso em casa (sem sair do conforto doméstico), basta baixar um simples programa no seu velho amigo-computador e exercer a sua “Coragem de Criar”. Fiat Lux!
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